Sign in

Arquiteto e Urbanista de formação, e Programador Web por paixão. Stack: PHP + MySQL e atualmente estudando Node React/Vue

Vamos conhecer e instalar o composer

Introdução

Composer é uma ferramenta para gerenciamento de dependências em PHP. Permite que você declare as bibliotecas que seu projeto irá usar e o composer irá gerenciá-las (instalar e atualizar) para vocês.

Todos os comandos solicitados deverão serem executados dentro do terminal.

Gerenciamento de Dependências

Composer não é um gerenciador de pacotes como apt, yum, pacman. Sim, ele trabalha com “packages” ou bibliotecas, mas de maneira individual, por projeto, instalando as dependências em um diretório exclusivo (vendor) dentro do seu projeto. É possível instalar bibliotecas globais, que servem para qualquer projeto, mas por padrão ele não vem com nada instalado globalmente.

Bibliotecas são códigos…


Instalando PHP do jeito certo.

Se pensa em começar a programar em PHP, vamos configurar seu computador para que seja capaz de interpretar o código e exibir no navegador.

1. Instalando o PHP no Windows

Vá até http://php.net/downloads.php e faça o download do PHP para Windows. Hoje, estou usando o PHP 8. Recomendo escolher uma versão acima de 7.1 e evite a versão Non Thread Safe, escolha a versão Thread Safe.

Outro detalhe, é que há versões 32bits (x86) e versões 64bits(x64). Provavelmente, se utiliza mais de 2GB de memória RAM, deve estar usando um sistema operacional que roda em 64bits, se não, recomendo fortemente formatar seu windows e instalar uma…


Step 1: Criando o projeto

yarn create next-app --example with-tailwindcss nome_do_projeto

Após criar o projeto, vamos entrar no diretório do mesmo e iniciar o projeto para ver se está tudo ok

cd nome_do_projeto
yarn dev

Vamos configurar para usar Typescript no lugar de JS.

touch tsconfig.json
yarn add --dev typescript @types/react @types/node
yarn dev

Próximo passo, renomear os arquivos para a extensão .tsx na pasta pages e components.

mv pages/index.js pages/index.tsx
mv pages/_app.js pages/_app.tsx
mv components/nav.js components/nav.tsx

Setp 2: Configurando Eslint e Prettier


Vamos acelerar nosso desenvolvimento acrescentando um hotreload no nosso laravel?

O hotreload é gerenciado pelo NPM, então, tenha certeza de tê-lo instalado em seu computador. E óbvio, estamos falando de Laravel, então, tenha-o instalado e inicie o servidor do projeto.

Após ter iniciado o servidor do seu projeto com o comando:

php artisan serve

Aparecerá a seguinte mensagem no terminal:

Starting Laravel development server: http://127.0.0.1:8000

Após levantar o servidor, procure o arquivo webpack.mix.js na raíz do projeto. É nele que vamos incluir o comando no final do arquivo:

mix.browserSync('127.0.0.1:8000');

Pode também concatenar o comando ao mix, ficando assim:

mix.js('resources/js/app.js', 'public/js')
.postCss('resources/css/app.css', 'public/css', [])
.browserSync('127.0.0.1:8000');

Um último detalhe para funcionar, é…


Vamos tentar entender o básico do HTML para que você, que gostaria de iniciar uma aventura sem volta, consiga deslanchar com maior impulso.

O HTML é uma sigla que você não precisa entender para usar, mas precisa saber que é um Hyper Text Markup Language, ou seja, uma linguagem de marcação. De forma mais didática vamos imaginar como um idioma novo que o navegador é capaz de interpretar.

Temos uma estrutura básica que eu comparo com a nossa estrutura física: Cabeça e Corpo. De modo bem grosseiro, novamente, para facilitar o entendimento. …


Venho tentando usar o SublimeText no lugar do VSCode, pelo simples fato de ele ser mais rápido e oferecer uma boa experiência.

Tentei usar o PHPStorm também, achei ele a melhor opção até ele começar a travar ao salvar arquivos. Entendo que talvez seja falta de processamento do meu Mac, mas ando meio impaciente e resolvi continuar testando outros editores.

Sempre soube que o SublimeText é um editor muito bom e rápido, então comecei a procurar alguns plugins para transformá-lo em uma IDE e conseguir usufruir das funções e velocidade dele.

Creio que essa é o primeiro texto de outros…


https://getcomposer.org

Este erro ocorre quando o composer tenta instalar uma biblioteca grande demais ou a biblioteca tem muitas dependências. No meu caso, também era o motivo da lentidão ao tentar instalar alguma dependência.

Para não ter erro, atualize sua versão para a última disponível, digitando:

composer self-update

Depois eu retiro o limite de memória temporariamente alterando uma variável de ambiente:

COMPOSER_MEMORY_LIMIT=-1 composer update

É possível definir um valor, caso não queira deixar como fiz, sem limites. Nesse caso, usa-se o padrão em megabytes ou gigabytes, por exemplo:

COMPOSER_MEMORY_LIMIT=512M composer update
//ou
COMPOSER_MEMORY_LIMIT=2G composer update

Provavelmente, após executar esses passos, o erro deixará de ocorrer. Para mais informações, acesse esse link.

Originally published at https://xzeus.medium.com on December 16, 2020.


Terminando a semana tentando reproduzir um projeto já existente, mas não finalizado.

Sempre me orgulhei de criar meus próprios scripts, alguns frutos de pesquisas remendadas com outras pesquisas, etc. No final, sempre consegui fazer TUDO o que precisei — até agora.

Na verdade eu percebi que eu estava em busca de padronizar eu código, organizar melhor as pastas onde todos os meus projetos seguiriam o mesmo padrão para uma manutenção melhor no futuro. Outra coisa que percebi, eu estava isolado do mundo quando se tratava de programação para web. …

Pablo Alexandrino

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store